Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Categorias:

Natação para Cachorro – Recreação ou Terapia?

Índice

Natação para cachorro: saiba os benefícios da terapia aquática e qual é a modalidade profissional que vem obtendo resultados expressivos na reabilitação animal

Você pode conversar com um especialista sobre o assunto agora mesmo! Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta

Sabemos o quão importante é a rotina de exercícios para o bem estar e qualidade de vida dos nossos amigos. Os passeios e brincadeiras não só servem para cuidar de seu condicionamento físico, como também ajudam no equilíbrio de sua saúde mental. Porém, nem sempre os pets estão propícios para os exercícios de alto impacto, encontrando na natação para cachorro um método eficaz de recuperação e manutenção de sua condição física, saúde e bem estar.

A natação para cães é uma prática que vem ganhando cada vez mais adeptos, não só por ser uma atividade de baixo impacto que preserva a musculatura do animal como também por ser excelente no combate de diversas patologias e lesões, desde dor nas articulações, estresse em músculos até tratamentos de fraturas, rupturas, hérnias e muito mais.

Apesar de ser, sem sombra de dúvidas, muito benéfica para os pets, seja como atividade recreativa como também de manutenção da saúde, é preciso compreendermos quando ela é recreativa e quando é utilizada como técnica profissional.

A natação para cachorro como recreação!

Muitos pets são naturalmente íntimos da água, exímios nadadores sem medo de se atirar na água. Entretanto, a natação canina, mesmo que com seus predicados terapêuticos naturais, não é uma atividade fácil de ser introduzida na vida de qualquer cão, sendo totalmente recomendado o acompanhamento e indicação de um profissional veterinário nessa etapa.

Isso acontece pois muitos animais não possuem a capacidade plena de nadar e se adequar às necessidades que a natação exige, podendo, além de se afogar, sofrer acidentes, lesões e até piorar condições físicas e psicológicas quando não apresentados corretamente as atividades aquáticas.

Nesses termos, a hidroterapia veterinária é a técnica mais eficiente para introduzir o pet a terapia aquática, sendo um dos métodos mais eficientes de reabilitação na rotina de tratamentos veterinários. Os programas de reabilitação se utilizam da natação e, principalmente, da esteira aquática para o tratamento de diversas lesões de quadril, joelho e paralisias.

Quais os benefícios da hidroterapia veterinária na vida dos pets?

Um dos fatores positivos mais destacáveis na hidroterapia veterinária com esteira aquática é a flutuabilidade da água, garantindo aos pets a remoção da pressão dos membros doloridos e do peso do animal, diminuindo significativamente a força necessária para realizar movimentos em atividades de recuperação, antes dolorosos para pets lesionados e em processos de reabilitação.

Essa condição fornece aos cães a capacidade de re-estabelecerem de forma mais ágil e eficiente a musculatura e amplitude de movimentos dos membros atrofiados devido a diferentes fatores clínicos, desde cirurgias até patologias como a displasia coxofemoral, até o trabalho eficaz de diferentes estruturas musculares ao mesmo tempo, evoluindo o equilíbrio e distribuição de peso, atingindo não só a reeducação neuromuscular como também sua agilidade e confiança.

Veja alguns benefícios objetivos da esteira aquática para cães:

  • Alivia dor, tensão e inchaços;
  • Melhora os espasmos musculares;
  • Ajuda na circulação sanguínea;
  • Trabalha uma melhor condição física (pulmões e coração);
  • Aumenta a velocidade de recuperação de lesões;
  • Fortalece músculos;
  • Aumenta a amplitude de movimentos das articulações.

Programas de reabilitação com esteira aquática reabilitam cães com mais rapidez e economia de recursos

A fisioterapia veterinária em centros de reabilitação animal encontraram na hidroterapia veterinária uma maneira eficaz de garantir uma reabilitação completa, gradual e saudável para os pets. Atualmente é possível afirmar que grande parte das patologias e lesões animais são tratáveis através da hidroterapia.

Dentre os problemas mais recomendados para a esteira aquática estão: artrose, displasia coxofemoral, displasia de cotovelo, hérnia de disco, ruptura de ligamento cruzado e outros. Diversos casos neurológicos também já veem na hidroterapia uma forma excelente de estimular o equilíbrio e coordenação, ativando o sistema nervoso sensorial sem que o pet sofra com os efeitos da gravidade.

Além disso, as contraindicações são poucas, não sendo recomendada para animais com problemas e lesões de pele, cervicalgias, com infecções (principalmente urinárias) e com quadros clínicos debilitados, cardiopatas graves ou descompensados, animais anêmicos e com fixadores externos ou fraturas que ainda não estão estabilizadas.

Conte sempre com profissionais e clínicas especializadas para recuperar o seu pet

A hidroterapia veterinária, como vimos, já é utilizada para o tratamento de diferentes patologias ortopédicas, neurológicas, musculares, ligamentares e outros tipos de lesões em tecidos moles. Também já é uma grande aliada no combate a obesidade canina e no trabalho de aperfeiçoamento muscular para cães atletas e de exposição. Porém, é um método que exige o acompanhamento profissional para adaptação do pet ao programa, como também para a realização correta dos exercícios e trabalhos importantes para sua recuperação.

A Rede Fisio Care Pet é um clínica especializada no diagnóstico, planejamento e execução de diversos programas de reabilitação animal com esteira aquática. São mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil, oferecendo os mais atualizados protocolos de tratamento e equipamentos modernos, respeitando cada caso clínico com um programa personalizado de reabilitação.

Quer saber mais sobre a natação para cachorro e as modalidades de reabilitação com terapia aquática? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e marque uma consulta agora mesmo! Venha ver como podemos resgatar a qualidade de vida do seu amigo com programas especiais.

[contact-form-7 id=”8810″]
Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
26 de abril de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato