Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades

Artrose em Gatos – Tratamento Eficiente

Índice

Artrose em gatos: conheça os sintomas, causas, diagnóstico, ocorrência e tratamento eficaz. Saiba como a fisioterapia pode ser importante na recuperação

Seu felino sofre de artrose? Consulte um de nossos especialistas encontrando a unidade Fisio Care mais próxima de você!

A artrose em gatos é uma doença articular degenerativa que, atualmente, atinge cerca de 22% dos felinos com mais de 1 ano e 90% dos felinos acima dos 12, sendo uma das patologias mais comuns apresentada pelos bichanos.

Nesse artigo a Rede Fisio Care Pet vai fazer um resumo importante sobre as principais causas, sintomas, diagnóstico e forma de tratamento eficiente para combater a artrose em gatos.

Quais os principais sintomas, causas e diagnóstico da artrose em felinos?

As causas mais comuns da artrose felina são: displasia articular, má formação congênita, ruptura de ligamento e degeneração articular. Porém, podem se manifestar por diferentes frentes, o que reforça a necessidade de um diagnóstico profissional.

Ao contrário do que ocorre com os cães, cujos sintomas se apresentam com mais clareza, os felinos costumam apresentar poucos sintomas clínicos como claudicação (manqueira) ou incômodos, principalmente pela maioria das raças serem ágeis e de porte pequeno. Porém, em alguns casos é possível identificar sintomas mais visíveis como a dificuldade que apresentam para subir ou descer móveis.

O diagnóstico para artrose felina é feito com base em exames de imagem como radiografia, ressonância magnética e tomografia. Esses exames em conjunto com o histórico clínico do animal irão auxiliar o profissional veterinário no diagnóstico mais assertivo.

Como ocorre a artrose em gatos?

A artrose em gatos é caracterizada pela degeneração crônica da cartilagem e ossos ao redor das articulações. Felinos acima do peso ou idosos representam grande parte dos casos relatados por especialistas.

As regiões mais atingidas passam por cotovelos, joelhos, coluna e articulação do coxal (quadril), em um processo que costuma gerar muita dor, desconforto e rigidez muscular, o que limita os movimentos diários da rotina felina.

Fisioterapia para gatos!

É verdade que a quantidade de gatos submetidos a sessões de fisioterapia ainda é bem menor do que a de seus amigos cães, porém, o avanço das técnicas e eficiência dos métodos de reabilitação via fisioterapia veterinária já fornecem um ambiente perfeito para que os felinos também obtenham resultados expressivos nos programas de recondicionamento físico.

As características comportamentais dos gatos como caçar e jogar são aproveitadas no desenvolvimento das atividades de fortalecimento, sendo a hidroterapia veterinária uma ótima solução de reabilitação. Apesar do método utilizar esteiras aquáticas, o acompanhamento com um profissional treinado faz com que 95% dos felinos realizem essa terapia com tranquilidade e extrema aceitação.

Dentre as técnicas mais utilizadas na fisioterapia para gatos estão:

1 – Laser terapêutico: utilizado para cicatrização de feridas, tratamento para inflamação e edemas, controle da artrose e pós-cirúrgico;

2 – Massagens: ajudam na melhora dos espasmos musculares, aumentando o fluxo sanguíneo, elasticidade de ligamentos e tendões, articulações e funções musculares;

3 – Eletroterapia: estimulação elétrica para fortalecimento muscular e controle da dor;

4 – Acupuntura: agulhas em pontos meridianos para alívio da dor e melhora da condição muscular e recondicionamento físico.

Conte sempre com uma clínica especializada para o tratamento da artrose em gatos

A Rede Fisio Care Pet investe forte na capacitação de seus profissionais e na aquisição de equipamentos modernos que forneçam um ambiente perfeito de recuperação saudável e gradual para os cães e gatos.

São mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil oferecendo o melhor da fisiatria veterinária, com programas de reabilitação para as mais variadas lesões e patologias neurológicas, ortopédicas e programas de emagrecimento para obesidade animal.

Procure a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e venha ver como podemos traçar um programa de reabilitação adequado e eficiente para artrose em gatos!

[contact-form-7 id=”8810″]
Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
28 de abril de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato