Cadeira de Rodas para Cachorro – Necessidade?

Cadeira de Rodas para Cachorro – Necessidade?

Cadeira de rodas para cachorro: saiba quando é necessária e como podemos ajudar na reabilitação de cães com problemas de mobilidade através da fisioterapia, acupuntura e ozonioterapia veterinária

Seu amigo está com problemas de locomoção? Ele pode ter chances de voltar a andar! Converse com um de nossos especialistas agora mesmo encontrando a unidade Fisio Care mais próxima

Já existem soluções para tornar a vida de um cão deficiente mais ativa e saudável, mesmo com um problema físico que o impeça de caminhar. A mais comum delas é a cadeira de rodas para cachorro.

A cadeira de rodas para cachorro são opções mais aceitas por tutores de animais que já possuem alguma limitação física desde filhotes. Porém, é importante considerarmos sua utilização quando necessária ao longo da vida do pet, e como é possível procurar por tratamentos auxiliares para recuperação de sua qualidade de vida.

Neste artigo vamos conhecer quais são os meios de tratamento para cães com problemas de locomoção, quais as patologias que mais afetam a mobilidade dos pets e como devemos escolher a cadeira de rodas canina.

Patologias e enfermidades que podem afetar a mobilidade dos pets

A verdade é que a maioria dos casos que fazem da cadeira de rodas canina uma necessidade envolvem quedas, atropelamentos e outros. Porém, existem também patologias que podem gerar problemas sérios de locomoção aos pets, principalmente quando não tratados.

A mais comum das patologias que afeta a locomoção dos pets são as hérnias de disco traumáticas, pois afetam diretamente a coluna dos pets e podem acometer qualquer raça. Além dela, as discopatias degenerativas e fraturas de coluna também são grandes causadoras de paralisias nos membros dos pets.

A utilização e maneira de escolher a cadeira de rodas para cachorro

A escolha da cadeira de rodas canina deve ser feita sempre com a ajuda de um veterinário especializado, indicando qual tipo de cadeira irá se adequar de maneira positiva a limitação do seu amigo.

Existem diferentes cadeiras de rodas no mercado, desde mais sofisticadas feitas de materiais resistentes e adequadas para cada tamanho e necessidade, até cadeiras de rodas artesanais em um custo menor.

Muitas ONGs trabalham com a confecção e distribuição de cadeiras de custo menor, ajudando quem não tem condições de investir em uma cadeira de rodas mais moderna. Porém, é importante ressaltar que, a longo prazo, essas cadeiras podem causar problemas no pescoço, ombros e cotovelos dos pets. Por isso a importância do acompanhamento profissional de um veterinário especializado em fisioterapia veterinária para a regulagem e utilização correta.

Ressaltamos ainda que, apesar do nome cadeira de rodas, o animal não senta com o mesmo conforto de uma cadeira de rodas para humanos. Por isso, a utilização dela deve ser feita em períodos adequados, que normalmente não passam de 15 minutos por sessão. Tudo para evitar sobrecargas e lesões como dores e hérnias de disco na coluna cervical (pescoço) ou luxações e dores nos ombros e cotovelos. Por causa disso, nunca deixe seu cão por mais de 25 minutos em uma cadeira de rodas.

Apesar de todas restrições, as cadeiras de rodas para cães, quando necessárias, trazem inúmeros benefícios físicos e psicológicos. Continuar se exercitando e mantendo uma vida ativa e saudável é fundamental para manter a auto estima e qualidade de vida do pet.

A eutanásia de cães paralisados é INACEITÁVEL! Sendo a cadeira de rodas para cachorro a última opção de tratamento. Existem diversas formas de ajudá-lo na reabilitação de uma vida saudável, principalmente através das técnicas de fisioterapia veterinária.

Fisioterapia veterinária para o tratamento de cães com problemas de mobilidade

É sempre indicado a visita a um profissional veterinária sempre que há algum problema relacionado a mobilidade do cão. Afinal, são inúmeras as possibilidades, desde uma lesão simples até uma patologia que está ganhando força, é importante que o diagnóstico seja rápido e assertivo, traçando o programa de reabilitação mais adequado para o caso.

A fisioterapia veterinária é muito indicada para os problemas de locomoção, pois, além de ajudar no combate de dores e incômodos, age de forma positiva na recuperação pós ou pré-cirúrgica, fortalecendo músculos e articulações para uma vida mais saudável.

Entre as técnicas mais utilizadas para recuperação de displasias, hérnias, paralisias, recuperação de cinomose, fraturas, e tantos outros problemas que afetam a mobilidade dos pets estão a acupuntura veterinária, hidroterapia com utilização de esteiras aquáticas, ozonioterapia, quiropraxia e muitos outros métodos comprovadamente eficazes.

A Rede Fisio Care Pet, por exemplo, investe forte na capacitação de seus profissionais e na aquisição de equipamentos modernos que ofereçam aos seus pacientes o ambiente perfeito para a recuperação saudável e gradual de suas patologias ou acidentes.

Tratamos diversas patologias ortopédicas, neurológicas e traçamos programas especiais para emagrecimento para cães obesos, sempre com o mais profissional procedimento, levando cada caso para um programa estruturado de reabilitação. Encontre a unidade Fisio Care mais perto ou preencha o formulário de agendamento abaixo.

Agende uma Consulta