Cão Idoso – Quais os Cuidados Essenciais?

Cão Idoso – Quais os Cuidados Essenciais?

Cão idoso: entenda quais os cuidados essenciais para manter sua qualidade de vida. Saiba qual é a importância da fisioterapia veterinária na manutenção da saúde dos pets

Precisa conversar com um especialista? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta agora mesmo

Apesar de todo a animação, alegria e companheirismo, os cães também chegam à terceira idade e é preciso que compreendamos que esse momento necessita de muita paciência, sabedoria e preparação. Nesse artigo iremos falar quais são os cuidados essenciais que devemos ter com um cão idoso.

Quais os cuidados necessários para um cão idoso manter-se saudável e feliz?

Assim como nós humanos, o cão idoso não pode gozar de uma velhice saudável e feliz se tiver uma vida desregrada e sedentária durante os anos de juventude e em seu período de velhice. Saúde e bem estar estão diretamente associados ao comprometimento contínuo de ações saudáveis. Entre eles:

Mudança na alimentação

Um dos primeiros passos para manter uma velhice canina saudável está no controle da alimentação. Escolher rações balanceadas, com indicação profissional, preferencialmente aquelas chamadas rações seniores, adaptadas às necessidades nutricionais da maturidade, ricas em ômega-3, zinco, proteínas, fibras e pobres em gordura.

Atividades físicas

As atividades físicas também são muito importantes, pois estimulam o crescimento e manutenção da saúde, ajudando o pet a continuar ativo por longos anos. Claro, a recomendação é que ele seja levado para caminhar nos horários mais frescos do dia, sem forçá-lo a se exercitar além do seu limite.

Acompanhamento profissional

Muita gente mantém seus pets longe dos olhos profissionais, porém, é muito importante manter certa regularidade de consultas, principalmente para os cães idosos. Isso porque a saúde do pet idoso tende a ser mais frágil, resistindo menos às doenças e infecções como diabetes, catarata, queda dos dentes por tártaro e outras complicações.

Ao deixar seu pet na vistoria de um profissional qualificado pode significar o diagnóstico precoce de possíveis complicações, impedindo que patologias mais complexas atinjam seu amigo de maneira surpreendente e em momentos de difícil tempo de recuperação.

Conforto

Outro ponto importante para a saúde dos cães idosos é o lugar onde habitam. Ter um local confortável para os momentos de descanso, alimentação e diversão também são elementos fundamentais para manter o bem estar canino e colaborar para a longevidade do pet.

Quando um cão pode ser considerado idoso?

A velhice canina costuma chegar, na média, por volta dos 8 ou 9 anos de idade, mas essa conta varia de caso para caso. O parâmetro de 1 ano de idade do cachorro equivale a 7 de um ser humano não é exatamente preciso. O porte é o principal fator para estabelecer o início da terceira idade para os pets, sendo que os cães pequenos, com até 10 quilos, são considerados idosos aos 7 ou 8 anos. Já os maiores, com 26 a 45 quilos, podem entrar na maturidade ao completar 5 anos.

Entenda como a fisioterapia veterinária se tornou a grande aliada dos cães idosos

A velhice canina costuma afetar significativamente a vida saudável do cão em 4 diferentes frentes: alterações cardíacas (respiração ofegante e tosses são alguns sintomas), problemas ortopédicos (como a displasia coxofemoral, artrose e outros), insuficiência renal e disfunção cognitiva.

Todas essas complicações podem ser combatidas através dos programas especiais de reabilitação animal, principalmente quando há um diagnóstico assertivo feito de forma precoce.

Os diferentes métodos e técnicas empregadas, desde acupuntura, hidroterapia, quiropraxia, ozonioterapia e outros, garantem o combate a dores, incômodos, inflamações, fortalecendo músculos, aumentando flexibilidade, evitando novas intervenções cirúrgicas e resgatando a qualidade de vida do animal.

Conte sempre com clínicas especializadas para manter a saúde do seu amigo

A Rede Fisio Care Pet investe pesado na capacitação de seus profissionais e no desenvolvimento constante de métodos que garantam programas de reabilitação realmente eficientes, graduais e saudáveis.

São mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil, oferecendo os melhores programas de reabilitação para problemas que atingem os cães idosos como a artrose, artrite, displasia coxofemoral, hérnia de disco, traumas, lesões, obesidade e muito mais.

Contamos com uma infraestrutura completa e uma equipe treinada para acompanhar cada etapa da reabilitação animal, desde análise, diagnóstico, planejamento e execução dos diferentes tratamentos oferecidos em nossas unidades.

Precisa de cuidados para o seu cão idoso? Converse com um de nossos especialistas! Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e marque uma consulta agora mesmo.

Agende uma Consulta