Cirurgia Ortopédica Veterinária – Principais Complicações

Cirurgia Ortopédica Veterinária – Principais Complicações

Cirurgia ortopédica veterinária: as principais afecções e lesões que necessitam de cirurgia ortopédica e a importância da fisioterapia em sua recuperação plena

Você pode conversar com um ortopedista da Rede Fisio Care Pet agora mesmo! Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta em poucos cliques

Assim como na medicina humana, a ortopedia veterinária é uma especialidade amplamente requisitada na rotina dos pets, sendo capaz de auxiliar e fornecer meios seguros de cirurgia ortopédica veterinária para as mais variadas complicações, patologias, fraturas em ossos, rupturas de ligamentos, degenerações em articulações e músculos.

Levando em consideração que grande parte dos acidentes com cães e gatos resultam em luxações diversas e patas quebradas, fica fácil compreender qual é a importância da cirurgia ortopédica veterinária e da especialidade como um todo na participação em todo o ciclo de recuperação, desde análise, diagnóstico, cirurgia e tratamento dos mais corriqueiros aos mais complexos problemas relacionados à ortopedia veterinária.

As principais complicações tratadas na ortopedia veterinária

Existe um grupo de complicações considerado comum no mundo da ortopedia veterinária (que podem necessitar, ou não, de cirurgia ortopédica), e que podem comprometer o bem-estar e qualidade de vida dos pets. Vejamos:

1 – Displasia coxofemoral: tanto a coxofemoral como de cotovelo são problemas congênitos ou adquiridos que costumam afetar, na maioria dos casos, cães de grande porte, causando grande dificuldade de locomoção e dor ao animal. São combatidos e tratados por profissionais ortopedistas (por meio de cirurgia e indicação para programas de reabilitação via fisioterapia animal).

2 – Artrose ou artrites: o envelhecimento do animal provoca uma série de mudanças em suas estruturas, degenerando suas articulações, fator que aumenta as chances de traumas e outros problemas ortopédicos.

3 – Luxação de patela: a luxação patelar também costuma ser tratada por meio de cirurgia ortopédica com encaminhamento imediato para programas de reabilitação que visem o fortalecimento muscular da região.

4 – Ruptura de ligamento cruzado cranial: geralmente causada por traumas, excesso de força sobre a articulação do joelho ou pelo excesso de peso, as rupturas de ligamento também são encaminhadas para cirurgia (as mais eficientes são a TPLO e TTA), com indicação imediata pós-operatória para o apoio de sessões de fisioterapia veterinária e outros métodos de reabilitação.

5 – Fraturas: quedas, batidas, brigas, atropelamentos e mais uma série de pequenos acidentes podem resultar em fraturas e traumas significativos nos pets, podendo resultar em torções, ossos quebrados e outras complicações que podem exigir a intervenção cirúrgica e o acompanhamento de um tratamento de reabilitação.

A importância da fisioterapia veterinária na recuperação pós-cirúrgica

A fisioterapia veterinária pode ser considerada uma aliada importante para os processos eficientes de recuperação animal pós cirúrgia ortopédica. Os diferentes métodos e técnicas empregados fornecem desde uma recuperação mais rápida de intervenções cirúrgicas, até animais que voltam a ter mobilidade depois de fortes traumas, proporcionando conforto aos pacientes, conservando musculatura, evitando novas intervenções, aumentando expectativa e qualidade de vida.

Os pacientes com problemas ortopédicos, desde artrose, artrite, luxação de patela, traumas, lesões, displasia coxofemoral, ruptura de ligamento e outros, encontram na fisioterapia veterinária um meio de recuperação gradual e saudável, prevenindo sequelas e combatendo incômodos provenientes dos processos cirúrgicos.

Conte sempre com clínicas especializadas para realizar uma cirurgia ortopédica veterinária no seu amigo

A Rede Fisio Care Pet conta com um corpo de especialistas completo, fornecendo as melhores análises, diagnósticos, planejamento e execução de programas de reabilitação completos. São mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil, com ortopedistas, fisiatras, neurológicas e uma infraestrutura moderna e eficiente para oferecer um programa de recuperação gradual e saudável.

Seu pet precisa de uma cirurgia ortopédica veterinária? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e marque uma consulta agora mesmo. Venha ver como podemos ajudar seu amigo a superar as limitações ortopédicas e resgatar sua qualidade de vida!

Agende uma Consulta