Dia 16 de Janeiro – Dia do Veterinário Fisiatra

Dia 16 de Janeiro – Dia do Veterinário Fisiatra

Entenda a importância dessa profissão em nossa sociedade.

O médico veterinário fisiatra é aquela que dedica seu trabalho a terapia física e reabilitação ortopédica e neurológica de animais

Apesar de ser uma especialidade relativamente nova na medicina veterinária, ela já se desenvolveu bastante trazendo muitos benefícios e mais qualidade de vida para os nossos amiguinhos peludos.

No artigo de hoje eu vou falar um pouco sobre esse profissional, além de esclarecer dúvidas comuns à fisiatria veterinária. 

Leia também: Fisioterapia ou Fisiatria Veterinária: Qual Termo Utilizar? 

Por que o dia 16 de Janeiro? 

Sempre foi vontade do nosso diretor, Dr. Ricardo S. Lopes, criar um dia para comemorar o dia do veterinário fisiatra. Um dia não só de comemoração mas de divulgação da importância da nossa especialidade na sociedade. Como o Dr. Ricardo também é presidente da ANFIVET (Associação Nacional de Fisioterapia Veterinária) ele sugeriu que o dia do veterinário fisiatra fosse no dia da fundação da ANFIVET, dia 16 de Janeiro, o que foi aprovado e instituído pela associação.

O que faz o médico veterinário fisiatra?

É importante lembrar que, assim como os seres humanos, nossos pets também podem se lesionar enquanto brincam, correm ou até mesmo sofrer com o avanço da idade. 

Enquanto nós, seres humanos, buscamos o apoio de um médico fisiatra, nossos pets precisam dos cuidados de um médico especializado em Terapia Física e Reabilitação.

A fisiatria veterinária é uma das linhas de tratamento que acompanha e trata animais que possuem alguma perda de capacidade funcional.

Para agir com sucesso, os veterinários dedicam seus estudos à busca por técnicas de reabilitação e aparelhos adequados para bichos de todos os portes. 

Sempre se esforçando para que o pet consiga cumprir sua rotina de exercícios da maneira certa, garantindo sua recuperação completa.

Como saber se meu cachorro precisa de terapia?

Os tratamentos de fisiatria veterinária são recomendados para bichinhos que apresentam doenças crônicas e problemas ortopédicos como:

  • hérnia de disco;
  • dor na coluna;
  • paralisia;
  • síndrome vestibular e da cauda equina;
  •  doenças virais.

Além disso, um veterinário fisiatra também poderá auxiliar no controle da dor, redução de edemas, cicatrização de feridas, obesidade e doenças respiratórias. 

Muitos donos ficam receosos durante as primeiras sessões, com medo que seu bichinho fique tenso ou sofra durante as sessões. Mas não precisa! 

Este campo da medicina veterinária se destaca pelo uso de equipamentos e técnicas que ajudam a tratar o animal, muitas vezes, sem o uso de medicação. 

O que é excelente para os bichinhos mais idosos, ou que por ventura sofram com problemas renais ou hepáticos.

Quais são os principais tratamentos fisiátricos?

tratamentos fisiátricos para cães e gatos

Radiofrequência

Terapia que age através do calor intenso, penetrando nos tecidos. É utilizado no encurtamento e contratura muscular, na melhora na síntese de colágeno, para trabalhar alongamento ou para melhorar a estrutura da fibrose.

É um recurso usado durante o pós-operatório por causa de seus efeitos anti-inflamatórios e seu papel na regeneração dos tecidos.

A Magnetoterapia pulsátil

Como o próprio nome sugere, esse tratamento utiliza campos magnéticos no corpo do seu bichinho. 

Através de aparelhos especializados, os veterinários fisiatras aplicam campos eletromagnéticos pulsáteis com frequências e intensidades que variam de acordo com a necessidade do animal. 

Dentre os benefícios desse tratamento podemos citar o relaxamento muscular geral, desinflamação, cicatrização, consolidação óssea, estímulo dos processos de regeneração de tecidos afetados e ativação do metabolismo celular.

Laserterapia

É a técnica que utiliza o Laser (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation – Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação) para aliviar a dor.

A partir da emissão de luz, essa terapia age principalmente no sistema circulatório, linfático, nervoso e na cicatrização de feridas.

Fisiatria em pequenos animais

Fisiatria em animais pequenos

Sempre fui apaixonado pelo desenvolvimento de técnicas para a reabilitação animal. Por isso, devotei grande parte dos meus estudos à fisiatria. A partir destas pesquisas a Dra. Renata Diniz e eu desenvolvemos o livro Fisiatria em Pequenos Animais. 

Uma obra pedagógica que reúne trabalhos de 66 profissionais brilhantes que atuam na área da fisiatria e da fisioterapia animal.

Trabalhamos no livro por quase 3 anos para garantir que mais veterinários tivessem a oportunidade de aprender, rever e atualizar conhecimentos essenciais para o sucesso clínico, desportivo e de bem-estar do animal.

Nele abordamos:

  • Anatomia e biomecânica;
  • Semiologia neurológica e ortopédica; 
  • Métodos de avaliação fisiátrica; 
  • Principais afecções ortopédicas e neurológicas; 
  • Modalidades terapêuticas;
  • Controle da obesidade;
  • Alimentação funcional.

Fisio Care Pet – Centro de Reabilitação Animal

Somos a primeira e maior rede de Centros de Fisioterapia Veterinária da América Latina. Nos orgulhamos de contar com profissionais incríveis, além de formar novos talentos todos os anos em nossos cursos de especialização.

Nossa infraestrutura e equipamentos são de primeira qualidade incluindo a famosa esteira aquática. Tudo para garantir que o seu pet terá a melhor recuperação possível.

Agende uma Consulta