Pontos de acupuntura em cães: conheça os principais e seus efeitos clínicos

Pontos de acupuntura em cães: conheça os principais e seus efeitos clínicos

A acupuntura veterinária é um tratamento complementar muito eficaz dentro da área de reabilitação animal. Ela age em pontos específicos do corpo chamados acupontos e tem como objetivo restabelecer o equilíbrio do organismo.

“Mas o que faz com que a acupuntura renda resultados tão bons?”, você deve se perguntar. Isso acontece porque os pontos estimulados durante as sessões estão conectados à diversas combinações nervosas, ativando a produção de endorfinas e opióides endógenos, os quais promovem sensação de bem estar e alívio da dor.

Além disso, esse método é livre de contraindicações e efeitos colaterais, trazendo os seguintes benefícios: 

  • Estímulo do fluxo sanguíneo do animal;
  • Estímulo do sistema imunológico;
  • Aumento da produção de neurotransmissores e de neuro-hormônios;
  • Alívio da dor e inflamação;
  • Recuperação motora e mais.

Qual é a importância do mapa de pontos de acupuntura em cães? 

Os pontos de acupuntura são locais específicos do corpo que, quando manipulados de forma adequada, podem liberar o fluxo de energia acumulada. Eles se distribuem através de canais energéticos chamados meridianos e, próximos a esses pontos, estão terminações nervosas, fibras musculares, tendões, ligamentos e articulações.

Estima-se que existem 12 canais principais que estão relacionados com órgãos como o pulmão, baço, rins, coração, fígado, intestino grosso, estômago, intestino delgado, bexiga, vesícula biliar, além do vaso governador e triplo aquecedor.

O mapeamento desses pontos é essencial porque, para se obter o resultado desejado, é preciso estimular os pontos corretos que irão agir na homeostase do organismo.

Quem leu gostou de: O que fazer quando o cachorro não consegue se levantar?

Conheça os principais pontos de acupuntura em cachorros

Dentro da acupuntura podemos citar três tipos de pontos – os pontos regulares, pontos extras e pontos ashi.

Pontos regulares

Os pontos regulares são aqueles que fazem parte dos 14 meridianos, distribuídos ao longo dos 12 Canais Regulares. São caracterizados por possuírem uma localização exata, um conjunto de ações e indicações clínicas específicas.

Pontos extras

Diferente dos regulares, os pontos extras não não fazem parte dos 14 canais principais. Apesar disso, ainda estão relacionados aos meridianos. Os Acupontos Extras explorados nos cães, são adaptações dos Acupontos Clássicos dos humanos, eqüinos, bovinos, porcos e animais de laboratório.

Pontos Ashi

São considerados Pontos Ashi os pontos não classificados nas categorias de pontos Regulares e Extras, e que se manifestam dolorosos ou sensíveis na presença de alguma enfermidade.

Ou seja, estes pontos são totalmente diferentes de todos os outros. Eles não possuem uma localização específica, apenas se manifestam dolorosos na presença de algumas enfermidades.

Quando um cão deve fazer acupuntura?

A acupuntura veterinária pode ser utilizada no tratamento de diversas doenças. Dentre elas vale destacar:

  • Doenças osteomusculares;
  • Dores agudas e crônicas;
  • Doenças endócrinas;
  • Doenças cardiorespiratórias;
  • Doenças dermatológicas;
  • Doenças gastrointestinais;
  • Doenças neurológicas e mais.
  • Suporte do paciente oncológico e geriatra

É importante destacar que a acupuntura veterinária só deve ser praticada pelo médico veterinário especialista. Nas unidades Fisio Care contamos com veterinários acupunturistas qualificados para cuidar da saúde do seu bichinho. Tire suas dúvidas ou agende uma consulta para o seu bichinho aqui.