Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Shockwave em Cães
Categorias:

Shockwave em Cães – Saiba Tudo Sobre a Terapia

Índice

Shockwave em cães é um tratamento via aplicação de ondas de choque em pontos específicos dos pets, promovendo a calcificação óssea ou o desencadeamento de processos anti-inflamatórios em doenças crônicas. Trata-se de um método de tratamento seguro e não invasivo, inicialmente utilizado na medicina para fragmentação de cálculos renais, logo mostrando sua eficácia em aplicações musculoesqueléticas.

Nesse artigo, a rede Fisio Care Pet elencou algumas informações essenciais para você compreender o tratamento via Shockwave em cães, os métodos mais utilizados e os efeitos que a aplicação das ondas de choque oferece ao corpo dos pets.

Os principais métodos de geração de ondas de choque

1 – Ondas de pressão radial: o formato de onda radial se refere ao tipo de energia gerado para produzir ondas balísticas, onde um compressor de ar acelera um projétil instalado na probe (peça de mão). Esse projétil colide em alta velocidade com a membrana em contato com o corpo do paciente, promovendo energia em formato radial gerando os efeitos biológicos desejados. Muitos autores não a consideram como uma onda de choque, no entanto, possui efeitos biológicos comprovados e aprovados para o uso em pacientes na medicina animal em muitos países da Europa e nos Estados Unidos.

2 – Ondas focais: são ondas de choque com capacidade de quebrar a barreira do som e gerar o estímulo biológico de forma mais intensa e precisa. Dentro desse método, podemos dividi-lo em:

  • Eletrohidráulico: é o primeiro sistema de geradores desenvolvido. O equipamento libera uma faísca quando acionado o eletrodo imerso, promovendo a vaporização da água e um pulso de onda mecânica resultante.
  • Eletromagnético: as ondas de choque são criadas por meio de um eletroímã, que movimenta de forma rápida uma bobina de alumínio que comprime o fluido na peça de mão e, de forma progressiva, são amplificadas até que, ao contato com o corpo do paciente, passam a ter velocidade acima da barreira do som.
  • Piezoelétrico: as ondas são geradas quando uma descarga elétrica é aplicada aos vários cristais montados dentro da peça de mão. A rápida contração desses cristais resultam em ondas de choque que, ao contato com o tecido alvo a ser tratado, geram efeitos positivos de recuperação.

Quais os efeitos produzidos pelo tratamento de Shockwave em cães?

A aplicabilidade do tratamento por ondas de choque em cães tem se tornado cada vez mais frequente. Sua eficácia pode variar de acordo com a cronicidade da lesão a ser tratada, gravidade da afecção, local anatômico e também devido ao protocolo de reabilitação associado.

O mecanismo de ação do tratamento se baseia em como as células do corpo respondem ao estímulo mecânico. Da mesma forma que a força da gravidade e a atividade física são importante para promover saúde e renovação de células, as ondas mecânicas promovem, de forma precisa e de alta qualidade, essa manutenção e renovação celular.

1 – Ação no tecido ósseo:

O osso responde de forma dinâmica as alterações da carga mecânica via ondas de choque, sendo, portanto, um mecanismo fundamental para que ocorra a formação e a degradação ósseas balanceadas.

O crescimento ósseo compõe um processo fisiológico e controlado decorrente da ativação e subsequente formação celular. Trata-se de um processo composto por três fases principais: crescimento, remodelação e reparo.

A renovação óssea via ondas de choque se dá pela permanente remoção dos osteócitos, que são substituídos ao longo de meses por osteoblastos que promovem a formação de um novo osso. Dessa forma, o osso está em um contínuo processo de remodelação com simultânea formação óssea osteoblástica e reabsorção osteoclástica.

2 – Ação no tecido cartilaginoso e efeito condroprotetor:

O tratamento via ondas de choque possui capacidade de estimular o efeito de prevenção de doenças degenerativas articulares e, nos casos onde se inicia o tratamento de forma precoce, pode prevenir a evolução precoce da degeneração articular, mesmo em casos em que a instabilidade articular não seja corrigida.

Em casos onde a lesão articular é induzida na articulação hígida, sem instabilidade ou incongruência, o Shockwave foi capaz de estimular a regeneração da cartilagem hialina. Diversos estudos indicam que, em casos com diagnóstico precoce de incongruência articular, a utilização do Shockwave foi capaz de prevenir a evolução da doença articular degenerativa, promovendo qualidade de vida aos pacientes com displasia e osteoartrite por exemplo.

3 – Ação nos tendões e ligamentos:

Os tendões respondem às ondas de choque de forma semelhante ao osso. O aumento da vascularização, formação de células com reparação fibro conectiva e síntese de colágeno são os efeitos que justificam os bons resultados da aplicação de ondas de choque em casos de tendinite e lesões ligamentares.

O fato é que, para que ocorra a recuperação das fibras tendíneas, uma glicoproteína, chamada de lubricina, precisa estar presente em quantidade e qualidade significativas. Essa glicoproteína é responsável pela facilitação do deslizamento do tendão, e o tratamento via Shockwave em cães é capaz de estimular a lubricina.

4 – Cicatrização de feridas:

O estímulo mecânico fornecido pelo Shockwave animal também influencia na orientação e distribuição das fibras que estruturam a pele. Diversos estudos em cicatrização de feridas são publicados ao longo de mais de 15 anos, e os ótimos resultados se devem ao aumento da circulação local e consequente reversão de quadros de isquemia, promovendo maior qualidade na cicatrização de feridas em diabéticos e úlceras, feridas por queimaduras, dentre outras lesões da medicina veterinária.

5 – Ação analgésica:

As ondas de choque aplicadas no tecido músculo esquelético promove o aumento dos níveis da substância P, um polipeptídeo presente no sistema nervoso periférico, presente em grandes quantidades em fibras tipo C, sendo responsável por exercer efeito nas sinapses, liberando após estimulação das terminações nervosas, trazendo consequente ação analgésica qualificada.

Para quais doenças e lesões o tratamento via Shockwave é indicado?

As fraturas e não união óssea são as principais indicações da terapia via Shockwave. O fato é que as propriedades da mecanotransdução, que desencadeia efeitos biológicos, neovascularização e sua consequente estimulação da osteogênese, fazem dessa terapia uma das mais eficazes para regiões de patologias ósseas e suas transições em tendão / osso. O estímulo à regeneração em casos de osteoartrites e tendinites também se beneficiam das ondas de choque.

De forma geral, pode-se dizer que o tratamento é ideal para doenças musculoesqueléticas como tendinites, artrose, artrite, displasia coxofemoral, não união óssea ou para casos onde há dificuldade de calcificação em fraturas.

Existem contra indicações?

A aplicação das ondas de choque em regiões próximas aos grandes vasos e órgãos ocos não são indicadas, pois, devido a grande cavitação, pode ocorrer rupturas dos mesmos, além da aplicação em regiões que apresentem tumores.

Conte com a Rede Fisio Care Pet para traçar um programa de reabilitação para o seu amigo!

A Rede Fisio Care Pet investe constantemente em capacitação profissional e equipamentos de ponta que possibilitem uma reabilitação gradual e saudável para cada pet, analisando cada caso concreto para a programação mais eficaz de recuperação.

Quer saber mais sobre a eficácia do Shockwave em cães? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta com nossos especialistas. Venha ver como é possível resgatar a qualidade de vida do seu amigo com técnicas profissionais de reabilitação animal.

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
27 de abril de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato