Anti-inflamatório para Cachorro – Soluções de Tratamento

Anti-inflamatório para Cachorro – Soluções de Tratamento

Anti-inflamatório para cachorro: como agem, seus efeitos, quando são indicados e como a fisioterapia é uma forte aliada no controle da dor e inflamação

Precisa um conselho urgente sobre a utilização ou não de anti-inflamatórios para cachorro? Converse com um de nossos especialistas na unidade Fisio Care mais próxima

Os anti-inflamatórios para cachorros são tipos de medicamentos utilizados para aliviar a inflamação e dor, sendo também bastante úteis em alguns casos para diminuição da febre. Nesse artigo vamos compreender no que consistem os anti-inflamatórios, seus efeitos e quais as outras alternativas mais naturais e igualmente eficazes.

O anti-inflamatório para cachorro está dividido em dois tipos, os esteroides e os não esteroides:

1 – Os esteroides são os anti-inflamatórios feitos à base de cortisona que podem refletir negativamente na saúde dos pets, uma vez que suprimem a resposta do sistema imunitário do cão. Possuem um mecanismo de ação mais agressivo pois, como dito, atuam diretamente sobre os sistemas de defesa.

2 – Os não esteroides são menos prejudiciais e agem cortando o percurso químico do processo inflamatório, diminuindo a inflamação e dor. Possuem menos efeitos secundários.

Quando são indicados e quais os efeitos dos anti-inflamatórios para cachorros?

Os anti-inflamatórios caninos são recomendados em muitos casos de inflamação, dor, febre, cirurgias e doenças como a artrose canina.

É importante compreendermos que os efeitos secundários dos anti-inflamatórios podem envolver diferentes situações, dependendo da sua origem. As prostaglandinas, por exemplo, substâncias essenciais para que o cachorro tenha a mucosa do estômago protegida, costumam não sintetizar de forma suficiente quando os pets tomam o medicamento de estômago vazio, fazendo com que a mucosa gástrica fique irritada e desprotegida, podendo desenvolver problemas como úlceras.

Nos casos de anti-inflamatórios à base de cortisona, é muito difícil prever os efeitos que o uso da medicação pode trazer. Porém, na maioria dos casos com efeitos, os sintomas mais comuns passam pelo aparecimento de edemas, retenção de fluidos, aumento de peso, diminuição da imunidades e o aparecimento de doenças provocadas pela falta dela.

Buscando por alternativas mais saudáveis e menos danosas à qualidade de vida do cão

Os anti-inflamatórios para cães, quando utilizados em tratamentos de curta duração, costumam ser eficazes e perfeitos no combate a dores, inflamações e outros. O problema é que nem sempre os tratamentos são curtos, o que acaba potencializando a possibilidade dos efeitos secundários que prejudicam a rotina saudável do pet.

Na osteoartrite, por exemplo, muito profissionais reduzem os medicamentos e administram suplementos nutricionais que contenham mais vitaminas, minerais e substâncias que reforcem a cartilagem das articulações.

Mas, como encontrar solução mais eficiente?

Como a fisioterapia veterinária ganhou destaque na reabilitação de diversas patologias e lesões

Um dos recursos mais eficazes no combate de diversas inflamações é a fisioterapia veterinária. Sua eficácia se estende no tratamento de diversas inflamações decorrentes de lesões e patologias diversas nos músculos, tendões, articulações e outros.

Mas por que a fisioterapia? Porque além de tratar as causas, a fisioterapia também oferece técnicas excelentes para aliviar os sintomas da inflamação e do ciclos de dor, como a acupuntura, eletroterapia e outros, bem como reduzir sua concentração e intensidade, ajudando na recuperação mais ágil e gradual.

Claro, não é por isso que podemos afirmar que ela substitui o tratamento com anti-inflamatório, mas os medicamentos agem de uma maneira diferente, estimulando a atuando de um modo que a fisioterapia não consegue. Porém, são tratamentos que, quando unificados, costumam ser extremamente eficazes.

A verdade é que a união da ação dos medicamentos e o programa de reabilitação via fisioterapia veterinária costumam oferecer resultados duradouros, reduzindo as chances do reaparecimento da doença ou lesão.

Conte sempre com profissionais adequados para traçar a melhor forma de tratamento para o seu amigo

A Rede Fisio Care Pet atua com vasta experiência na reabilitação de diversas patologias e lesões ortopédicas, neurológicas e nos programas de emagrecimento canino. São mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil, investindo pesado na capacitação de seus profissionais e na aquisição de equipamentos que ofereçam aos pets um ambiente perfeito para uma recuperação saudável e gradual.

Quer saber mais sobre os tratamentos e anti-inflamatórios para cachorro? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e marque uma consulta agora mesmo.

Leia também: Remédio para cachorro com dor

Agende uma Consulta