Clínica de Fisioterapia Animal com Hidroterapia – Competência!

Clínica de Fisioterapia Animal com Hidroterapia – Competência!

Clínica de fisioterapia animal com esteira aquática: veja como esse tratamento ganha cada vez mais espaço na reabilitação de pets com as mais variadas patologias, condições e lesões. Saiba onde realizar a hidroterapia veterinária com profissionais preparados e capacitados para recuperar seu amigo

Clínica de fisioterapia animal com hidroterapia é na Rede Fisio Care Pet! Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta em poucos cliques

Quem convive ou conviveu com um animalzinho acometido por alguma doença ou lesão sabe como é difícil vê-los sofrer, cuidá-los e tratá-los corretamente. O sofrimento é grande, mas o prolongamento desse sofrimento é opcional! As clínicas de fisioterapia animal com hidroterapia ganham cada vez mais espaço na reabilitação veterinária, oferecendo o que há de mais moderno e funcional no resgate da qualidade de vida dos pets.

A Rede Fisio Care Pet é uma clínica de fisioterapia animal com hidroterapia e diversas outras especialidades e técnicas de reabilitação veterinária, sempre investindo na capacitação de seus profissionais e na difusão das informações dos métodos que mais proporcionam exemplos de recuperação saudável e gradual.

Quais os benefícios da hidroterapia veterinária na vida dos pets?

O principal benefício da esteira aquática na reabilitação animal é a facilidade de execução dos movimentos e exercícios, já que a água diminui a pressão nos membros e distribui o peso de maneira mais equilibrada, facilitando a realização de diversos movimentos outrora difíceis pela limitação física, seja ela por lesão, doença ou obesidade canina.

A hidroterapia canina também oferece:

1 – Alívio de dores, tensão muscular e espasmos;
2 – Melhora na circulação sanguínea;
3 – Auxilia na recuperação mais rápida de lesões;
4 – Aumenta a flexibilidade e mobilidade;
5 – Melhora o condicionamento físico;
6 – Ativa o sistema nervoso sensorial;
7 – Estimula a coordenação motora do pet.

É importante ressaltar que nem todos os pets gostam desse contato com a água, por isso é importante, quando indicado a hidroterapia, prepará-los para as sessões de terapia aquática, buscando trazer conforto e bem estar no ambiente de recuperação.

Quais as indicações da hidroterapia na vida dos pets?

As principais indicações da hidroterapia para cães são:

1 – Reabilitação de patologias discais (hérnias de disco), mielopatia degenerativa, síndrome de cauda equina, traumatismo medular e outros;
2 – Reabilitação em afecções ortopédicas como ruptura de ligamento cruzado, prevenção e recuperação de atrofias musculares e outros;
3 – Manutenção da qualidade e conservação de osteoartrite tratando casos como a displasia da anca e displasia de cotovelo;
4 – Programas especiais de emagrecimento canino e combate a obesidade;
5 – Planejamento de condicionamento muscular e cardiorrespiratório para animais atletas.

Os diferentes tipos de terapia aquática da hidroterapia veterinária!

Existem diversos métodos de exercícios e atividades que podem ser feitos através das técnicas de hidroterapia animal:

1 – Caminhadas na esteira: os cães ficam com meio corpo submerso, o que ajuda no equilíbrio e agilidade do animal, fortalecendo musculatura e aumentando flexibilidade e confiança de forma gradual e saudável;

2 – Flutuação: bóias ou coletes flutuadores tiram o impacto das articulações, ajudando no grau de confiança e evolução física do animal para realizar atividades que, em outras condições, trariam muitas dores e incômodos ao pet;

3 – Turbulência: utiliza-se dos movimentos irregulares da água para oferecer resistência ao movimento do pet, ao mesmo tempo em que massageiam os músculos;

4 – Natação: mesmo com finalidade recreativa, é um ótimo método quando o cão possui essa intimidade com a água, pois oferece diversão que ajuda no aumento de confiança e bem estar, assim como fornece os meios necessários para o recondicionamento físico.

Cuidados e contraindicações da hidroterapia veterinária

É importante ressaltar que teoricamente algumas raças como Labrador, Cocker e Poodle oferecem menos resistência para se acostumar as atividades aquáticas, porém, muitos ainda podem demonstrar receio ao tratamento. Em muitos casos, o profissional que supervisiona a atividade pode entrar na água com o pet para vencer essa resistência inicial. É importante o acompanhamento profissional e não apenas o dono do pet, sempre buscando criar o ambiente mais assertivo de união de bem estar e atividade eficiente para a recuperação.

Existem ainda algumas contraindicações para a prática como a utilização do tratamento em animais idosos (acima dos sete anos), que devem passar por uma avaliação prévia para identificar a possibilidade de alguma doença cardíaca.

Animais com hidrofobia (medo de água), especialmente gatos, devem ser tratados com cautela, assim como animais recém-operados, no cio ou com feridas abertas também devem evitar a hidroterapia temporariamente.

Busque sempre por clínicas profissionais que ofereçam não só o equipamento, mas um diagnóstico e planejamento eficaz de tratamento!

A Rede Fisio Care Pet investe pesado na capacitação de seus profissionais e na aquisição de equipamentos modernos que ofereçam um ambiente assertivo de recuperação gradual e saudável, sempre levando em consideração cada caso concreto, avaliando quais as melhores atividades e técnicas de reabilitação para o paciente.

São mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil, oferecendo o que há de mais eficaz no tratamento de diversas patologias neurológicas, lesões ortopédicas, pré e pós operatórias, assim como o planejamento e execução de programas de emagrecimento canino e preparatório para cães atletas.

Quer a melhor clínica de fisioterapia animal com hidroterapia? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta agora mesmo! Venha ver como podemos traçar um planejamento eficaz de tratamento para a recuperação do seu amigo.

Agende uma Consulta