Ortopedia veterinária: compreenda como a especialidade é importante para a manutenção da qualidade de vida de nossos pets e quais as afecções que ela pode tratar. Veja também como é possível resgatar a vida saudável do seu amigo através das diferentes técnicas de fisioterapia veterinária e reabilitação animal
Precisa de um ortopedista veterinário agora mesmo? Encontre unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta agora mesmo em poucos cliques
A ortopedia veterinária é uma das especialidades da medicina animal mais requisitadas no mundo. A capacidade de auxiliar e tratar pets com as mais variadas patologias, complicações, rupturas, fraturas e degenerações atestam a importância e relevância da evolução do meio no mundo animal.
O intuito da ortopedia veterinária é preservar a saúde dos pets através de diferentes métodos de análise, diagnóstico e planejamento de tratamentos que tragam alívio de dores, incômodos e problemas de diferentes naturezas melhorando a qualidade de vida de seus pacientes.
Compreenda um pouco mais a área de atuação da ortopedia veterinária
A maioria dos acidentes e ocorrências que envolvem animais domésticos são gerados em função de casos corriqueiros de quedas e batidas. Embora não tragam tanto prejuizo a vida dos pets comparado a outras doenças fatais, podem acarretar alterações permanentes na estrutura dos pets, comprometendo mobilidade e bem-estar de forma agressiva.
A ortopedista veterinário é, justamente, o especialista que trata todo tipo de lesão, desde fraturas até luxações que possam debilitar ossos, musculatura, articulações e ligamentos, fazendo avaliações detalhadas em busca de complicações, prezando pela integridade de cada paciente, proporcionando meios para uma recuperação plena e saudável.
Quais os exames mais pedidos na ortopedia veterinária?
Os principais exames realizados pelo veterinário ortopedista vão desde radiografias tradicionais até raios-x digitais, ressonâncias magnéticas e tomografias computadorizadas que possibilitam a visualização plena de ligamentos, articulações e estrutura óssea dos pacientes, ampliando as chances de iniciar a recuperação de forma mais eficiente e menos invasiva.
Conte sempre com profissionais capacitados para tratar o seu amigo
A Fisio Care Pet atua incessantemente na busca por soluções adequadas para diversos casos que se enquadram na ortopedia veterinária, como:
1 – Artrose: atualmente muitos pets sofrem com alterações degenerativas na cartilagem articular, apresentando lesões no cotovelo, coxofemoral, coluna vertebral e joelhos que atrapalham sua mobilidade e modificam o espírito natural de alegria por quietude e tristeza.
2 – Displasia de cotovelo: é caracterizada pela má formação dos componentes ósseos da articulação do cotovelo e resultam em um desnivelamento entre o rádio e ulna ou tróclea mal formada.
3 – Displasia coxofemoral: é uma doença caracterizada pela degeneração da articulação da bacia com a cabeça do fêmur trazendo complicações de mobilidade, acometendo animais, na grande maioria dos casos, de porte médio e grande.
4 – Fraturas e traumas: a ortopedia fornece o planejamento certo com métodos que visam o fortalecimento, reabilitação e flexibilidade dos músculos e movimentos depois de fraturas e traumas.
5 – Luxação patelar: conhecida como rótula nos humanos, a patela é responsável pela ação do músculo do quadríceps na parte inferior da perna. Quando há luxação na patela os pets costumam sentir dores que variam em graus, o que direciona o tratamento adequado para cada ocasião, desde somente dor até rotação extrema do membro e andar agachado dos membros posteriores.
6 – Necrose asséptica da cabeça do fêmur: acomete cães de pequeno porte exibindo atrofia muscular, encurtamento do membro dolorido e dor ao movimento passivo da articulação do quadril.
7 – Ruptura de ligamento cruzado: é uma das afecções mais estudadas na ortopedia veterinária, normalmente ligada por uma ruptura crônica por fadiga progressiva das estruturas do joelho.
8 – Síndrome do cão nadador: uma anormalidade de desenvolvimento de filhotes caracterizada pela dificuldade de locomoção. Se manifesta nas primeira duas a três semanas do nascimento do pet, observadas pela hiperextensão das articulações dos joelhos e jarrete, além de articulação coxofemoral hiperfletida bilateral.
Encontre o profissional ortopedista adequado para o planejamento da recuperação do seu amigo
A Fisio Care Pet investe pesado na capacitação de seus profissionais, na aquisição de equipamentos modernos que possibilitem a criação de um ambiente eficaz de recuperação gradual e saudável e no planejamento de programas qualificados de reabilitação animal.
Quer o melhor da ortopedia veterinária? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e marque uma consulta com um de nossos especialistas. Venha ver como é possível recuperar a qualidade de vida do seu amigo com métodos profissionais de ortopedia e reabilitação através de diferentes técnicas de fisioterapia e ortopedia veterinária.