Cachorro com Dificuldade de Andar Patas Traseiras

Cachorro com dificuldade de andar patas traseiras: saiba como devemos proceder em casos como esse, quais os sintomas e causas mais comuns e a importância de um diagnóstico assertivo na recuperação dos pets. Veja como a fisioterapia veterinária é essencial em diversas recuperações

Embora muitas vezes possa parecer que sim, nem sempre as causas de um cachorro com dificuldade de andar com as patas traseiras estão ligadas a problemas musculares ou esqueléticos.

Por isso, quando temos um cachorro com dificuldade de andar com as patas traseiras é indispensável que seja diagnosticado por um profissional veterinário, a fim de avaliar as diversas possibilidades que podem resultar nessa complicação.

Quais são as principais causas que afetam a mobilidade dos cães?

Como os sintomas que passam por fraqueza, claudicação, incoordenação, paralisias e outros, são comuns em diferentes doenças, as causas nem sempre são simples de diagnóstico e podem passar por:

1 – Dores, seja na zona afetada ou não. Muitos casos de problemas de coluna começam afetando as patas dos cães. Nesse espectro também entram os traumas e lesões que também podem atrapalhar a mobilidade dos pets.

2 – Problemas ortopédicos: diversas patologias ortopédicas afetam a mobilidade dos cães, desde displasias coxofemorais, de cotovelo, até luxações de patela e artroses.

3 – Problemas neurológicos: os mais difíceis de tratar, caracterizam-se normalmente em patologias como a cinomose, botulismo ou até hérnias de disco.

4 – Problemas sistêmicos, que afetam o corpo inteiro do pet, como algumas doenças endócrinas (hormonais ou de glândulas).

Outras causas, menos comuns, podem também afetar os pets como: mielopatia degenerativa, meningomielite, discospondilite, hemivértebra, neoplasias (tumores), embolia fibrocartilaginosa, quistes, tromboembolismo aórtico, síndrome de cushing e outros.

A importância do diagnóstico preciso

Como podemos observar, os sintomas de cães com problemas nas patas traseiras são inúmeros e semelhantes na caracterização de diferentes patologias. Por isso, o diagnóstico preciso é essencial para o direcionamento correto de recuperação.

O primeiro passo será na avaliação do histórico de saúde completo do pet, analisando sintomas, se há alteração aguda (súbita e intensa) ou crônica (lento e progressivo), realizando testes e exames de reflexo, verificando dores, testes de urina, hemogramas e exames de imagem para determinar qual é a causa e o direcionamento mais eficaz de recuperação.

Como é feito o tratamento?

O tratamento adequado irá depender da causa e do estágio da doença ou lesão existente. Muitos casos, como a hérnia de disco em estágio avançado por exemplo, são direcionadas a cirurgia e posteriormente a fisioterapia veterinária com uso de anti-inflamatórios para a reabilitação gradual e saudável. Outros casos são melhor administrados através de medicamentos e, posteriormente, com o avanço de recuperação, para atividades mais intensas.

Em muitos casos, a fisioterapia veterinária, seja como tratamento central, pós-operatório ou de prevenção e desaceleramento de doenças, é essencial na vida dos pets. As diferentes técnicas e agentes de reabilitação são primordiais na recuperação da musculatura e confiança, no fortalecimento muscular, consequentemente de articulações, como também no controle de dores e incômodos que atrapalham a rotina dos pets.

Os métodos como a hidroterapia, ozonioterapia e acupuntura, por exemplo, são agentes importantes através de esteiras aquáticas que retiram o peso da gravidade para a realização de movimentos que trarão maior confiança e fortalecimento aos pets, como também a acupuntura no controle de dor e inflamações que podem ocorrer por causa da doença.

Conte sempre com profissionais capacitados para a recuperação do seu amigo!

Na Rede Fisio Care Pet você encontrará uma equipe capacitada e uma infraestrutura perfeita para uma recuperação gradual e saudável do seu amigo. Investimos pesado na capacitação, planejamento e execução de nossos programas de reabilitação, respeitando cada caso e paciente.

Tem um cachorro com dificuldade de andar com as patas traseiras? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e marque uma consulta agora mesmo. Venha ver como podemos encontrar a causa do problema e traçar um planejamento de recuperação ideal para seu amigo.

23 de abril de 2024